Desafios da Governança Corporativa: conheça os principais erros cometidos pelas Sociedades Anônimas
As Sociedades Anônimas são uma das mais variadas espécies de sociedades empresárias presentes na legislação brasileira. O surgimento desse tipo de sociedade, seja por meio de transformação de tipo societário ou constituição originária, obriga seus acionistas e administradores a cumprir com as determinações contidas em regramento próprio destas sociedades. Embora sejam estruturas sólidas e eficientes, algumas empresas podem cometer erros que podem afetar seu desempenho e sucesso. Conheça abaixo alguns dos principais erros cometidos pelas Sociedades Anônimas:
- Má governança corporativa,
- Falta de planejamento estratégico;
- Má gestão financeira;
- Falta de comunicação efetiva;
- Negligência na conformidade legal;
- Falta de inovação e adaptação;
- Má gestão de recursos humanos.
Vale lembrar que esses erros não se limitam apenas às Sociedades Anônimas, mas podem ocorrer em qualquer tipo de organização. No entanto, devido à natureza complexa e às obrigações legais das S.A, é especialmente crucial evitar esses erros para garantir o sucesso e a sustentabilidade do negócio.
Pensando nas principais características e obrigações deste tipo de sociedade que impõe aos acionistas e administradores a cumprirem com as determinações contidas em regramento próprio, reunimos e detalhamos as 11 obrigações indispensáveis em uma Sociedade Anônima.
A explicação completa encontra-se disponível em um e-book produzido pela advogada Daniela Leão, coordenadora do time de Societário, do Emrich Leão Advogados.
No material é possível encontrar também um quadro demonstrativo das principais características e obrigações. O e-book está disponível nesse link.