29/06/21 por Ana Romero em Artigos

5 coisas que um Controller jurídico faz e você não sabia

5 coisas que um Controller jurídico faz e você não sabia 5 coisas que um Controller jurídico faz e você não sabia - Icon

Você já ouvir falar na figura “controller jurídico”, que atua como o gerente da controladoria jurídica nos escritórios e departamentos jurídicos? Saiba um pouco sobre esse profissional e conheça 5 coisas que ele faz e você não sabia.

Antes, precisamos que você tenha conhecimento acerca do que é a controladoria jurídica, pois o controller lidera esse setor. Veja só algumas de suas características:

A controladoria jurídica é o setor do escritório que dá o suporte ao setor técnico (advogados) em toda a área administrativa jurídica, para que exista a possibilidade de os advogados ficarem focados no que realmente é sua função, criar teses, estudar processos, fazer audiências, entre outras atividades de cunho intelectual.

Além disso, um dos papéis é auxiliar na análise de resultados, produtividade, criar as padronizações, normas e regras internas, para que o serviço prestado seja entregue com excelência. Ou seja, é uma excelente e necessária ferramenta de gestão jurídica.

É importante dizer que o controller é um profissional que precisa ter uma visão bem sistêmica e estudar áreas diversificadas, como Administração, Psicologia, inteligência de dados, Tecnologia da informação, Direito, liderança, entre outras.

 Agora que você já sabe o que é esse departamento e o papel de um controller jurídico, vamos conhecer as 5 atividades entre tantas que o controller é responsável e você não sabia!

 

1 – Liderança de equipe: como você já sabe, o controller é o responsável pela controladoria jurídica e deve ser o responsável pelo treinamento, gestão, gerenciamento e delegação das atividades da equipe. É importante salientar dois pontos: o primeiro é que ele é líder da equipe da controladoria jurídica, e não do corpo técnico (advogados), o segundo é que não existe hierarquia entre esse profissional e o corpo técnico. Ele orienta sua equipe, para que seja possível prestar o suporte necessário e fazer com que todos os processos e procedimentos internos sejam cumpridos. Nessa atividade é necessário o estudo da Psicologia, Administração, Gestão, afinal trabalhar com pessoas, não é algo simples.
 

2 – Responsável por criar os procedimentos e fluxos internos: quando se fala em controladoria jurídica, falamos em uma ferramenta de gestão, e como já sabemos, aonde existe gestão, inevitavelmente existem normas, procedimentos e fluxos, a fim de manter a padronização e qualidade dos trabalhos. Quando existem procedimentos, os riscos de erros diminuem consideravelmente. O controller é o responsável por fazer/criar esses processos e principalmente, fazer com que sejam utilizados corretamente por toda a equipe do escritório, sem exceções.

Nesse ponto, já será necessário o estudo de gestão de processos, projetos e até mesmo administração e ter muita empatia para criar processos que todos sintam vontade de seguir, sem dificultar o fluxo de trabalho.

 

3 – Guardião do software de gestão: os advogados passaram a enxergar seus escritórios e departamentos jurídicos como uma empresa que necessita de gestão, mesmo a advocacia sendo uma atividade considerada puramente intelectual, e para que seja possível gerir com eficiência, segurança e qualidade, é necessário que exista um software de gestão para auxiliar vários pontos:  produtividade, dados, agenda, indicadores, entre outros.

 

O controller é o guardião no sentido de analisar melhorias, cobrar a alimentação dos dados que serão feitos pela equipe, informar bugs e extrair dados a fim de informar a realidade atual do escritório à diretoria, quando solicitado.

Por fim, ele é o responsável por manter a boa funcionalidade e utilização da ferramenta. Ness,a atividade entender um pouco de tecnologia da informação facilita bastante quando for necessário sugerir novas funcionalidade para a ferramenta.

 

4 - Controle e agendamentos de prazos: alguns escritórios permitem que o controller faça a leitura de prazos e outros não, ficando a critério de cada sócio. Em relação a organização e cobrança das atividades agendadas para a equipe técnica, essas são  feitas  pelo controller.

 

Em caso de controller que realizam a leitura, ele deve distribuir as atividades de forma que não haja sobrecarga em nenhum membro da equipe, e para ambos os perfis, deve realizar o acompanhamento até o devido cumprimento do que foi designado.

Além do mais, é importante ressaltar que ele deve olhar para a resolução das atividades com um olhar de controle de ualidade, já que ele fará a baixa e poderá evitar equívocos.

 

5 - Auxilia no planejamento estratégico: como o controller é o guardião do software e a Controladoria é o setor que registra todos os dados, como informações de clientes, processos evalores, esse profissional tem a capacidade de emitir os relatórios necessários para quem estiver a frente do planejamento estratégico. Ele emite o relatório de produtividade, demandas consultivas e contenciosas, valores, riscos entre outros.

 

Agora você já sabe que a controladoria jurídica atua sempre com a finalidade de manter o escritório organizado, com a equipe sem sobrecarga, prazos em dia e clientes satisfeitos com os resultados entregues.

Caso você ainda não possua um profissional deste em seu escritório, repense, pois existem inúmeros benefícios, e dentre todos, o mais importante é a qualidade de vida que temos quando trabalhamos em um ambiente seguro e organizado.
 

Se você tem interesse de ter um profissional como esse em sua equipe, entre em contato conosco.

  • Compartilhe

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Política de privacidade

Prosseguir